domingo, 17 de junho de 2012

2011 Cambará do Sul e Jaquirana




Cambará do Sul e Jaquirana


No inverno de 2011, em setembro, num fim de semana bem frio, ,ada melhor do que subir a serra gaúcha. Dessa vez o destino escolhido foi Cambará do Sul para conhecer os famosos cânions: Fortaleza e Itaimbezinho. Ficamos hospedados em um chalé com lareira, muito confortável, ideal para curtir a dois num dia bem frio. A cidade é pequena, mas o povo bem hospitaleiro. A cidade é frequentada por muitos turistas e praticantes de trilhas em todas as épocas do ano.


Chalés em Cambará.

No sábado, visitamos o Cânion Fortaleza com direito uma caminhada até o topo do cânion, onde podemos vislumbrar magníficas paisagens, que serviram de cenário para a minisérie "Casa das Sete Mulheres". 


Vista do Cânion Fortaleza.
Vista do topo do Cânion Fortaleza.

As fotos anteriores eram de uma trilha que levava direto ao topo do Cânion Fortaleza, mas existia outra trilha por onde passávamos por rios e algumas cachoeiras, até chegarmos à Pedra do Segredo. Primeiro tivemos que atravessar um rio com muito cuidado pois as pedras eram escorregadias e algumas estavam submersas. Nem precisar dizer que a água estava muito gelada e estávamos a poucos metros da queda da cachoeira.



Vamos atravessar?


A queda da cachoeira. Se cair daí: game over.

Após atravessar o rio: o prêmio.


Pedra do segredo que pode ser vista numas das trilhas do cânion Fortaleza.


No final do dia retornamos ao chalé e estávamos muito cansados, porém felizes por termos visto muitas paisagens bonitas. No chalé passamos a noite aquecidos pela lareira.

No dia seguinte, domingo, fomos visitar o Cânion Itaimbezinho pela manhã e aproveitamos para fazer outras trilhas dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Você paga para entrar no parque mas não é nada muito caro. Você poderá fazer duas trilhas (trilha do cotovelo e do vértice) no cânion podendo observar algumas cachoeiras e muita área verde durante o trajeto.


Araucárias

Trilhas no Parque Nacional do Aparados da Serra.


Vista do alto do Cânion do Itaimbezinho.

Vistas do cânion que você pode ver durante as trilhas.

Cascata do Véu da Noiva.




Trilha do Rio do Boi que tem termina em Santa Catarina. A parte de cima do cânion pertence ao Rio Grande do Sul e a parte de baixo pertence ao Estado de Santa Cantarina.

Curicaca, ave característica da região.


Antes de sairmos do chalé, nos deparamos com uma foto de belíssimas cachoeiras que não tínhamos ouvido falar: a Cachoeira dos Venâncios em Jaquirana. Até o momento estávamos decididos a voltar para Porto Alegre,  após o passeio do Itaimbezinho. Mas, a curiosidade falou mais alto e decidimos dar uma passada. Não nos arrependemos. 

As Cachoeiras dos Venâncios, fica numa fazenda particular procurada por jipeiros e pessoas praticantes de trilhas. O local é cheio de cachoeiras muito bonitas. Confira as fotos e vídeos aí embaixo. 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário